Calendário 2017-02-14T17:09:01+00:00

Calendário

O Concurso Chefe Cozinheiro do Ano realiza-se em quatro etapas principais:

Datas Importantes 2017

Inscrições: Janeiro a 10 de Março

Etapas Regionais:
Sul/Ilhas: – Escola de Hotelaria e Turismo de Faro – 20 de Abril
Lisboa: – Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – 28 de Abril
Norte: – Escola de Hotelaria e Turismo do Porto – 5 de Maio
Final Nacional: 5 e 6 de Junho na Alimentaria & Horexpo 2017 – FIL, Lisboa

1. Apuramento

A organização atribui um código a cada concorrente e envia as suas receitas para o júri, sem qualquer tipo de identificação do seu autor ou local de trabalho.

Nesta fase, o júri seleciona os 6 concorrentes mais bem pontuados de cada região e que irão disputar os concursos regionais (Sul/Ilhas, Lisboa e Norte/Centro), num total de 18. Por cada região são selecionados 2 concorrentes suplentes que serão convocados em caso de eventual desistência ou desclassificação de um apurado.

1.1. Divulgação dos Resultados – Apuramento para os Concursos Regionais

Todos os concorrentes apurados são contactados pela organização que dará mais detalhes sobre a fase seguinte.

 

2. Formação

Antes dos Concurso regionais, acontecem acções de formação que serão sessões de trabalho destinadas aos 18 candidatos apurados. As mesmas serão anunciadas com a devida antecedência.

Estas acções de formação, são dadas por especialistas em matérias de relevo para a formação dos profissionais de cozinha.

3. Concursos Regionais

Os concorrentes que obtiveram a melhor pontuação em cada região são apurados para realizar as suas receitas, ao vivo perante o júri, numa Escola do Turismo de Portugal.
Em cada concurso regional é nomeado um vencedor, 2ª e 3ª menções honrosas.

3.1 Divulgação de Resultados – Concursos Regionais

Em data a confirmar, são anunciados os 6 concorrentes mais bem classificados ao longo dos concursos e que passam à última fase do concurso, a final nacional. São também selecionados dois concorrentes suplentes que serão convocados em caso de eventual desistência ou desclassificação de um concorrente apurado.

Tanto os concorrentes apurados para a final nacional, como os suplentes, serão contactados diretamente pela organização. Os resultados gerais serão colocados no site do concurso e facebook oficial além de serem divulgados por Newsletter.

4. Final Nacional

A Final Nacional realiza-se com os 6 concorrentes mais bem classificados nos Concursos Regionais onde prestarão prova com o menu que inclui as proteínas principais obrigatórias.
O Menu Final é livre é composto por Entrada, Prato de Peixe, Prato de Carne e Sobremesa.

PUB