Numa iniciativa inédita em Portugal as Edições do Gosto revelaram hoje, 26 de Junho pelas 11h00 na tela do Cinema Ideal em Lisboa os finalistas da 26ª edição do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano.

Duarte Eira (Restaurante Salpoente – Aveiro), João Viegas (Restaurante São Gabriel – Almancil), Paulo Carvalho (Restaurante A Cevicheria – Lisboa), Ricardo Raimundo (Escola de Hotelaria de Fátima); Rogério Bento (Salgados Dunas Suite Hotel (Albufeira) e Vitor Adão (Restaurante Flor de Sal – Mirandela), vão disputar a final nacional ao vivo em Novembro na FIL, no âmbito da Alimentaria Experience em Lisboa.

Os Prémios

O vencedor do CCA 2015 ganha o título e junta-se a mais de duas dezenas de nomes destacados da gastronomia de Portugal – Fausto Airoldi, Henrique Mouro, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, Igor Martinho, Vitor Matos e António Loureiro – também eles vencedores de edições passadas são apenas alguns dos nomes incontornáveis que se projetam deste para o mundo dos profissionais e para o mundo do grande público.

Adicionalmente o vencedor irá estagiar durante um mês no Restaurante “Central” em Lima no Perú e receberá ainda um Cheque Makro no valor de 1.000€, um cheque Mistolin de 1000€ em produtos profissionais e para o lar. A ICEL oferece também aos três primeiros classificados um kit de facas profissionais.

Júri CCA15

O júri que avaliará todo o concurso é presidido por Nuno Mendes, chefe de cozinha dos Restaurantes Londrinos Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado. A parte da direção técnica está a cargo do chefe António Bóia, capitão da equipa Olímpica Júnior de Culinária. Do corpo de júri farão ainda parte importantes e respeitáveis figuras da culinária profissional.

Os produtos obrigatórios

A XXVI edição apresenta o Bacalhau Salgado Seco da Noruega, a Vitela e a Maçã como matérias-primas obrigatórias para a elaboração de um menu completo pelos concorrentes e conta com o patrocínio da Makro, Bacalhau Salgado Seco da Noruega, Mistolin, tendo como produtos oficiais o Arroz Bom Sucesso, Frupor, Sudoberry, Rational e Sea8. A Estrella Damm é a cerveja oficial e a jaleca oficial é Duchef by Eurofardas. A faca oficial é da Icel. A Delta é o café oficial. OS alojamentos oficiais são o Hotel Infante Sagres e a Nau Hotels & Resorts. O concurso conta ainda com o apoio da Alga+ e o patrocínio institucional da Alimentaria Experience, das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal. A ACPP, WACS e a REDE-T são os parceiros institucionais.

Muitos parabéns a todos!