É o mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal e mostra há já 27 anos o que de melhor se faz nesta área. O chefe Nuno Mendes, o português que chefia as cozinhas do Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado em Londres, é o Presidente do Júri. A ele juntam-se alguns dos mais emblemáticos chefes de cozinha a trabalhar em Portugal como André Silva (Porta), Alexandre Silva (Loco*), António Bóia, Henrique Sá Pessoa (Alma*), João Rodrigues (Feitoria*), José Avillez (Belcanto**), Nuno Diniz (Tágide), Ricardo Costa (The Yeatman**). Fazem ainda parte os chefes Helmut Ziebell e Orlando Esteves, mestres da profissão.

Anualmente, o CCA desafia os chefes de cozinha nacionais a mostrar a técnica e a criatividade ao serviço da elevação dos produtos e dos profissionais portugueses. A concurso estiveram 17 cozinheiros, de todas as zonas do país, a disputar um conjunto de 3 Etapas Regionais que aconteceram em Faro, Lisboa e Porto.

Os 6 concorrentes mais bem pontuados seguem agora para a Final Nacional nos dias 5 e 6 de Junho, na Alimentaria & Horexpo 2017, na FIL:

Duarte Eira – Restaurante Salpoente, Aveiro
Leandro Araújo – Restaurante São Gabriel, Almancil
Luís Gaspar – Restaurante Sala de Corte, Lisboa
Nicu Iastremschii – Restaurante Loco, Lisboa
Nuno Fernandes – Restaurante O Talho, Lisboa
Ricardo Raimundo – Escola de Hotelaria de Fátima

A 28º edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano conta com o patrocínio oficial da Makro, Norge, Icel e Estrella Damm. O Produto Oficial é Arroz Bom Sucesso, Algaplus e Tabasco. Tem como parceiros a Rational, Bonduelle e Carnes Jacinto. A Jaleca Oficial é Prochef. Conta com o apoio da Teka e da LM Protection. É Patrocinador Institucional a Alimentaria & Horexpo 2017. Conta ainda com o Apoio Insititucional das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Rede-T e Chaîne des Rotisseurs. Etaste é o Media Partner.