Ricardo Luz, do restaurante Bon Bon, venceu hoje a 1ª Etapa Regional da 30ª Edição do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano.

O menu apresentado foi composto por Caldeirada de Bacalhau, Ravioli de Sames e Língua (Entrada), Salmonete e seus Fígados, Ervilhas e Milhos Ferventados (Prato de Peixe), Arroz de Cherne e Gamba da Costa (Prato Tradicional), Presa de porco, rabo, nabo e couve (Prato de Carne) e Sericaia de Morangos e Poejos (Sobremesa).

A 2ª e a 3ª Menção Honrosa foram entregues a João Pedro Santos e Wilson Costa, respectivamente.

A prova decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e contou com os concorrentes:

  • Wilson Costa – Hotel Vale D´Oliveiras Resort & Spa
  • Eduarda Silva – Grand Hotel Açores Atlântico
  • Rafael Costa – Real Bellavista Hotel & Spa
  • Ricardo Luz – Restaurante Bon Bon
  • João Pedro Santos – The Yeatman
  • António Pedro Fernandes – Jase Hotels & Resorts – Porto Royal Bridges

O júri presidido pelo chefe António Bóia (Restaurante JNcQUOI) contou com Leonel Pereira (Restaurante São Gabriel), Dieter Koschina (Restaurante Vila Joya) e Orlando Esteves.

Ao longo do dia decorreram sessões de formação das marcas Brasmar, Carne de Coelho,  Estrella Damm, ICEL, Seafood From Norway, Makro e um Welcome Drink da Estrella Damm.

Esta foi a primeira Etapa Regional de 2019.  Segue-se a Etapa Norte/Centro no dia 30 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a Etapa Regional de Lisboa, no dia 7 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Pode consultar o programa das etapas em: https://chefecozinheirodoano.etaste.pt/30edicao/#etapasregionais.

A final terá lugar a 20 de Novembro, na Alfândega do Porto.

A 30ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano conta com o Patrocínio Principal da Makro, da Brasmar, da Estrella Damm e da Icel. Os Produtos Oficiais são a Carne de Coelho, o Arroz Bom Sucesso, a Koppert Cress, a Lava e a Seafood From Norway, sendo a Jaleca Oficial a Prochef. Tem como Parceiros a Bonduelle e a Rational, e conta ainda com o Apoio da Teka. A nível institucional possui o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Rede-T e Chaîne des Rôtisseurs. A Organização cabe à Inter Magazine.