A Alfândega do Porto vai ser palco no dia 27 de Novembro da final nacional do Chefe Cozinheiro do Ano
Há vários momentos ao longo do dia, começando pelo concurso, com os finalistas a cozinhar para o júri do evento. O público poderá assistir às provas que se realizam entre as 9h30 e as 16h00 na Sala dos Despachantes, bastando para tal fazer a inscrição aqui.
Acontecem durante o dia várias demonstrações de cozinha num palco especial, onde vencedores de edições anteriores irão reproduzir os pratos que os fizeram vencer.  Os chefes convidados são: André Silva (Gastrobar, Porto Palácio Hotel), António Loureiro (A Cozinha, Guimarães), Louis Anjos (Bon Bon, Carvoeiro), Rui Martins (Paparico, Porto) e Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante).
Às 17 horas, faz-se a apresentação do documentário “30 – O Chefe Cozinheiro do Ano e a Cozinha em Portugal”, feito ao longo do último ano e que resume o papel destes 30 anos de Chefe Cozinheiro do Ano com testemunhos de grande parte dos vencedores.
O evento termina com a festa de entrega de prémios, com início marcado para as 18h30, no Salão Nobre, e cujo acesso é restrito.

Programa Completo:

09h30 às 16h00, Sala dos Despachantes 

CONCURSO | Final Nacional do CCAConcorrentes:

António Fernandes | Jase Hotels & Resorts – Porto Royal Bridges

António Queiroz Pinto | Restaurante de Tormes

Bruno Ribeiro | 1300 Taberna

João Pedro Santos | The Yeatman

Ricardo Luz | Restaurante Bon Bon

Wilson Costa | Hotel Vale D’Oliveiras Resort & Spa

Júri: António Bóia (JNcQUOI, Lisboa), Alexandre Silva (LOCO, Lisboa), Helmut Ziebell, Nuno Diniz (chef e professor da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa), Paulo Pinto (chef executivo do grupo Hotéis Real) e Orlando Esteves. Contará ainda com a participação do chefe brasileiro Onildo Rocha (Cozinha Roccia), como júri assistente.

Os 6 concorrentes, foram apurados ao longo de 3 etapas regionais, que tiveram lugar em Abril e Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e na  Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Nestas etapas regionais, estiveram presentes como júris do concurso: António Bóia (presidente de júri), António Loureiro, Dieter Koschina (Vila Joya, Albufeira), Leonel Pereira (São Gabriel, Almancil), Louis Anjos, Nuno Diniz, Orlando Esteves, Paulo Pinto e Rui Martins.
17h00 às 18h00, Auditório

DOCUMENTÁRIO “30 – O CHEFE COZINHEIRO DO ANO E A COZINHA EM PORTUGAL” 

Lançamento do documentário “30 – O CCA e a Cozinha em Portugal”, uma obra que revisita as últimas três décadas da cozinha profissional em Portugal através do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, com entrevistas a vencedores e outros elementos intervenientes na comunidade gastronómica portuguesa.

O documentário foi durante o ano dividido em pequenos teasers que têm como personagem principal, os vencedores do CCA.

18h30 às 21h30, Salão Nobre

FESTA DE ENCERRAMENTO e ENTREGA DE PRÉMIOS 

Festa e cocktail de encerramento da 30ª edição do concurso, com divulgação dos vencedores e entrega de prémios.

Organizado pela INTER Magazine, o CCA 2019 tem o patrocínio oficial da Makro, Brasmar, Estrella Damm e ICEL. Conta com os produtos oficiais da ASPOC — Associação Portuguesa de Cunicultura (Carne de Coelho), Bom Sucesso, Koppert Cress, LAVA, Seafood from Norway (Bacalhau da Noruega) e a Prochef. Tem como parceiros a Bonduelle, Fripan e Rational e tem o apoio da Teka e da NX Hotelaria, o apoio institucional das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP — Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, Chaine des Rotisseurs e Rede T.