Em 2020 o Chefe Cozinheiro do Ano, o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, celebra a sua 31ª edição.

Uma vez mais, o desafio é lançado a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de 5 anos de experiência profissional comprovada, a demonstrarem todo o seu potencial para, no final, se descobrir o novo Chefe Cozinheiro do Ano.

Para tal, basta inscreverem-se até 28 de Fevereiro. Nesta edição os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por uma Sopa, um Prato de Peixe, um Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e uma Sobremesa. Pretende-se que o resultado pelos concorrentes apresentado se diferencie não só através da técnica mas também dos sabores escolhidos e da criatividade destes. Ao prato que se mostre o mais inovador da competição será atribuído, na final nacional, o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome.

Com um júri presidido pelo chefe António Bóia, actual chefe de cozinha do JNcQUOI e capitão da Equipa Olímpica Júnior de Culinária, a edição de 2020 dividir-se-á em três etapas regionais e uma final nacional, cujos finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais.

Cada etapa regional será composta pela prova numa Escola de Hotelaria, um Seminário dedicado à Gestão de Negócios de Restauração e a exibição do Documentário 30: O Chefe Cozinheiro do Ano e a Cozinha em Portugal.

O documentário, realizado por João Lima, com co-realização de Miguel Mares e entrevistas realizadas por Catarina Amado, revisita as 3 décadas da cozinha profissional em Portugal através do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, contando com a participação de vencedores e de outros elementos intervenientes na comunidade gastronómica portuguesa. Conta com o patrocínio da Makro Portugal e com o apoio da ICEL e do Arroz Bom Sucesso.

Por sua vez, o Seminário que terá lugar em cada etapa regional focar-se-á na temática da Gestão de Negócios de Restauração e, para tal, contará com a presença de referências no sector como oradores. Será destinado a todos os profissionais de cozinha e de gestão de restauração e terá entrada livre ao público.

Este ano, o concurso desafia 2 vencedores de edições anteriores a juntarem-se e levarem a cabo um jantar no contexto de cada etapa regional, em homenagem à competição e aos seus 31 anos.

As etapas regionais terão lugar a 16 de Abril, a 29 de Abril e a 7 de Maio, em três regiões diferentes a anunciar.

A final nacional terá lugar no Porto, a 11 de Novembro e, para além do concurso, terá ainda um palco de demonstrações com o tema “O CCA do Futuro”, o Fórum Pensar Cozinha, um fórum dedicado a todos os profissionais de cozinha e público interessado na área que será marcado por apresentações, debates, entrevistas e demonstrações, e um cocktail de entrega de prémios.

As inscrições poderão ser feitas aqui e o regulamento poderá ser visualizado aqui.