Marco Almeida, chefe de cozinha do Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, é o vencedor da terceira e última etapa regional da 31.ª edição da competição Chefe Cozinheiro do Ano 2020, que decorreu hoje, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

O vencedor apresentou um menu completo composto por Sopa seca de salmonete (Sopa), Bacalhau reinventado (Prato de Peixe), “Família” – Cabrito glaceado com mel, carqueja e serranita (Prato Tradicional de Carne) e Leite creme com gelado de tomilho e crocante de beterraba (Sobremesa).

“Sinto-me feliz. Trabalhei para ganhar e foi isso que aconteceu. Foram meses de muito trabalho. Tenho que agradecer aos outros concorrentes porque está a ser um ano difícil para todos e estar aqui não é fácil. Uma palavra também à organização, claro, por fazer acontecer o evento este ano”, afirmou Marco Almeida.

Em 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, Flávio Silva da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Cristina Fernandes do Restaurante Sála, em Lisboa.

A equipa de júri foi composta pelos chefes António Bóia [presidente de júri] (JNcQUOI, Lisboa), Alexandre Silva (Loco, Lisboa), Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa) e Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa).

Ao mesmo tempo, realizou-se na FIL, em Lisboa, o seminário ‘Gerir um Negócio da Restauração’ com Paulo Amado, director do concurso. No evento foram abordados dois temas principais: ‘O que dizemos quando afirmamos “somos hospitalidade”‘ e ‘Os desafios à restauração independente’. Bruno Azevedo (Hard Rock Café Porto), Maurício Vale (Soi), Óscar Correia (São Lourenço do Barrocal), Virgílio Gomes (Investigador), Frederico Ferreira (Senhor Uva), João Ribeiro (ICEL), Manuel Moreira (Escanção), Mariana Frade (Vincitables) e Rafael Ventura (Ventura Hospitality Consulting) foram os oradores convidados.

Nos próximos dias serão anunciados os nomes dos seis finalistas que vão disputar a final nacional marcada para dias 7 e 8 de Fevereiro de 2021, na Feira Internacional de Lisboa.

O Chefe Cozinheiro do Ano é o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, cujo objectivo primordial passa pela valorização dos cozinheiros em Portugal. Em 2020, conta com o patrocínio principal da Makro, da Estrella Damm e da Icel. Conta também com o patrocínio do Arroz Bom Sucesso, da Lava e da NX Hotelaria. Tem ainda a parceria da Prochef, Gresilva, Carne Mertolenga, Bonduelle, Rational e Dry Ager. O parceiro institucional é a Feira Internacional de Lisboa. Tem ainda como apoio institucional as Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Rede-T, Chaîne des Rôtisseurs e Mar Portuguez. A Organização é da INTER Magazine.