Em 2021, o Chefe Cozinheiro do Ano, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais, realiza a sua 32ª edição. O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de 5 anos de experiência profissional comprovada. As inscrições estão abertas até dia 30 de Abril.

Nesta edição os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por uma Sopa, um Prato de Peixe, um Prato de Carne em Tabuleiro e uma Sobremesa. Pretende-se que o resultado pelos concorrentes apresentado se diferencie não só através da técnica mas também dos sabores escolhidos e da criatividade destes. Ao prato que se classifique como omais inovador da competição será atribuído, na final nacional, o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome.

Com uma equipa de júri presidida pelo chefe António Bóia, actual chefe de cozinha do JNcQUOI, em Lisboa, a edição de 2021 dividir-se-á, como habitual, em três etapas regionais — que terão lugar em Outubro de 2021 — e uma final nacional, cujos finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais.

Tal como aconteceu na edição anterior (que ainda decorre), como forma de garantir a segurança de todos, perante a situação actualmente vivida em território nacional, cada etapa terá lugar numa Escola de Hotelaria sem assistência ao vivo. E sendo o online uma plataforma cada vez mais pertinente nos dias de hoje, será transmitido em directo alguns momentos das respectivas provas, bem como, entrevistas a concorrentes e membros do júri, o que permite ao público ter um contacto muito mais próximo com o concurso e os seus intervenientes e um olhar mais intimista sobre o evento. Ao mesmo tempo, decorrerá nas redes sociais do concurso um ciclo de conferências online, totalmente gratuito, sobre o “Futuro da Gastronomia” com a presença de diversos convidados especialistas na área. Esta será uma oportunidade única de mergulhar nos vários temas que envolvem a gastronomia e a restauração portuguesa.

Queres fazer parte da história do Chefe Cozinheiro do Ano? Consulta o regulamento da 32ª edição aqui e inscreve-te já aqui.

O Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) é o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais. Acontece desde 1990. O objectivo da competição é o apuramento do Chefe Cozinheiro do Ano, a par da valorização profissional dos cozinheiros em Portugal.  A sua organização pertence à INTER Magazine.