
Concorrentes Finalistas
- Tiago Lopes – Vila Foz Hotel & Spa, Porto
- Marco Almeida – Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra
- Flávio Silva – Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
- Tony Martins – Jase Hotels & Resorts, Porto
- Cristina Fernandes – Restaurante Sála, Lisboa
- Hugo Portela – Digby Restaurante & Bar, Porto
Suplentes
- Luís Filipe Reis – Hotel Verride Palácio de Santa Catarina, Lisboa
- Daniela Polido – Restaurante Celmar, Sesimbra
Calendário
O Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2020 é composto pelos seguintes momentos:
1. Apuramento – Janeiro e Fevereiro
A organização atribui um código a cada concorrente e envia as suas receitas para o júri, sem qualquer tipo de identificação do seu autor ou local de trabalho.
Nesta fase, o júri seleciona os 6 concorrentes mais bem pontuados de cada região e que irão disputar os concursos regionais (Norte, Centro e Sul/Ilhas), num total de 18. Por cada região são selecionados 2 concorrentes suplentes que serão convocados em caso de eventual desistência ou desclassificação de um apurado.
Divulgação dos Resultados – Apuramento para os Concursos Regionais
Todos os concorrentes apurados são contactados pela organização que dará mais detalhes sobre a fase seguinte.
2. Visitas – A anunciar
Antes das Etapas Regionais, são levadas a cabo visitas às instalações dos patrocinadores da 31ª edição do CCA destinadas aos 18 candidatos apurados. As mesmas serão anunciadas com a devida antecedência.
3. Etapas Regionais – Outubro e Novembro
Os concorrentes que obtiveram a melhor pontuação são apurados para realizar as suas receitas, ao vivo perante o júri, numa Escola do Turismo de Portugal. Em cada concurso regional é nomeado um vencedor, 2ª e 3ª menções honrosas.
Etapa Regional Norte: 21 de Outubro – EHT Porto
Etapa Regional Sul/Ilhas: 17 de Novembro – EHT Setúbal
Etapa Regional Centro: 25 de Novembro – EHT Coimbra
Divulgação de Resultados – Concursos Regionais
Em data a confirmar, são anunciados os 6 concorrentes mais bem classificados ao longo dos concursos e que passam à última fase do concurso, a final nacional. São também selecionados dois concorrentes suplentes que serão convocados em caso de eventual desistência ou desclassificação de um concorrente apurado.
Tanto os concorrentes apurados para a final nacional, como os suplentes, serão contactados diretamente pela organização. Os resultados gerais serão colocados no site do concurso e no facebook das Edições do Gosto.
4. Seminários “Gerir um negócio da restauração” – Outubro e Novembro
Paralelamente às Etapas Regionais, este ano realiza-se o ciclo de conferências: “Gerir um negócio da restauração” (ver aqui). As conferências realizam-se na FIL, em Lisboa e funcionam de modo Híbrido. Os interessados podem fazer inscrição para assistirem ao vivo, no local (lugares limitados), ou através de transmissão online. Ambos os acessos são gratuitos.
5. Final Nacional e Fórum Pensar Cozinha – Abril 2021
Final Nacional e Fórum Pensar Cozinha: 15 de Abril, Lisboa
A Final Nacional realiza-se com os 6 concorrentes mais bem classificados nos Concursos Regionais onde prestarão prova com o menu do apuramento.
O Menu Final é composto por Sopa, Prato de Peixe, Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e Sobremesa.
A Final Nacional acontece nos dias 7 e 8 de Fevereiro, em Lisboa. O dia 9 de Fevereiro, está reservado para o Fórum Pensar Cozinha. O Fórum Pensar Cozinha é um fórum dedicado aos profissionais de cozinha e restauração e será composto por apresentações, debates, entrevistas e casos práticos da gastronomia portuguesa e internacional.
Regulamento do Concurso
Questões Frequentes:
- Apuramento das receitas enviadas para os concursos regionais:
Pontuação máxima 100 pontos por menu Criatividade/inovação: 25 pontos Composição/harmonia do prato: 25 pontos Equilíbrio nutricional: 15 pontos Preparação correspondente à moderna arte culinária: 15 pontos Uso de produtos do receituário tradicional português: 20 pontos (Novo Critério)
- Concurso regional e final nacional:
Pontuação Técnica: Pontuação máxima por prato: 30 pontos Mise-en-place: 5 pontos Técnica e habilidade profissional: 15 pontos Higiene e método de trabalho: 5 pontos Condição dos produtos utilizados e desperdício: 5 pontos Pontuação Prova: Pontuação máxima por prato: 70 pontos Apresentação e empratamento: 5 pontos Sabor e aroma: 45 pontos Pontos de cozedura e texturas: 15 pontos Valor económico, execução comercial e harmonia: 5 pontos
Prémios e Distinções

Makro

Estrella Damm
Viagem gastronómica a Barcelona, participação em apresentação de Férran Adriá com visita aos restaurantes de Ferrán e Albert Adriá e jantar no “Tickets”.

NX Hotelaria
Cheque-oferta de 6.500€ IVA incluído, em produtos da marca.

DryAger
Dry-Ager DX500 com pack de acessórios composto por 1 suporte para peças grandes, 1 prateleira de fundo, 1 prateleira, 1 conjunto de prateleira e sal dos Himalaias. Oferta de gancho. Entrega gratuita em Portugal Continental (Oferta no valor de 2.878,05€).

Rational
Visita dos 6 finalistas à fábrica Rational, na Alemanha.

Prémio Helmut Ziebell
Visa premiar o concorrente que se distinga numa das suas criações. Serve de homenagem a Helmut Ziebell, chefe austríaco, há 40 anos em Portugal e que foi o mestre de muitos jovens que hoje fazem o panorama da cozinha portuguesa. Helmut Ziebell é júri do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, desde a sua segunda edição, em 1991.